Diferenças entre arte original e print

Muitos clientes apresentam esta dúvida, mas o que vou discorrer de forma bem prática a seguir pode ajudar artistas iniciantes também. Então bora!

✓ O original é a pintura – única, portanto.

✓ O print é a cópia da pintura na forma de impressão. E, dependendo da forma como é impressa, também pode ser diferenciada em gravura ou fine-art. Tudo isso influencia no valor final.

Dito isto, eis algumas razões do porquê artistas reproduzem suas obras:

✓ para que + pessoas que gostaram daquela arte específica possam tê-la. Muitas vezes se demoram horas ou dias para finalizar uma pintura a mão – e (re)fazer uma a uma (igual) não é viável para o artista ou para quem compra.

– Ou seja, o print ajuda o artista a ter estoque, circular mais artes e, consequentemente, ganhar dinheiro (siiiim, artista tem boleto também );

– o cliente paga um valor mais acessível pelo print e demais formas de reprodução.

#polêmica: há quem ache que o print desvaloriza a obra, porém, tudo é negociável. Quem pensa isso precisa estar disposto a pagar o valor cheio da obra. Então o artista não a reproduzirá. #SimplesAssim

Quando são encomendas autorais, porém com temas abrangentes, eu passo dois orçamentos ao cliente, com e sem exclusividade. E há os casos que são exclusivos por si sós (como retratos, por exemplo – que nem cabe a pergunta).

Nas artes autorais que faço por inspiração livre (que não são encomendas) eu me resguardo a decisão se vou ou não reproduzir em print.  Quem se interessar pelo original dessas artes pagará a mais, porém menos do que aquelas que são exclusivas.

Print. Como podem ver, as cores permanecem muito próximas, porém o ponto de luz é mais intenso no centro onde há mesclas de azul sobre o tom de pele

Como faço meus prints:

  • Escaneio em alta resolução;
  • às vezes trato no Photoshop;
  • imprimo a laser em gráfica rápida;
  • uso papel de qualidade a partir de 180 gramas.
  • ✓ as impressões não desbotam.
Pintura original, já vendida. Nela, as transparências de azul sobre o tom de pele são mais nítidas
Perde a qualidade?

O original É o original, as cores e texturas alcançadas estão nele, logo, toda e qualquer reprodução tem sim menos “qualidade” que ele. PORÉM, contudo e todavia a reprodução, se bem feita, garante sim muita proximidade com a matriz.

– O print é a reprodução mais simples hoje no mercado, por isso é tão em conta (as minhas são a partir de R$ 45,00 no A4)

– A reprodução de maior qualidade é a #fineart, feita em papel de algodão e com tintas especiais que garantem praticamente a mesma cor. Não são feitas em gráfica comuns, sim por casas especiais de impressão. É quase um original. (faço de alguns trabalhos, mas só por encomenda – custa a partir de R$ 170,00 no A4).

É isso gente, espero ter sanado algumas dúvidas e motivado vocês a comprarem diretamente do artista, pois o valor é sempre + em conta e o contato é muito mais especial!